Eu particularmente não conseguiria dizer qual navegador é o melhor, porque todos eles tem alguns recursos exclusivos bastante interessantes, que se adaptam melhor para uns e não para outros.
Aqui eu tenho todos eles instalados. O que menos uso é o Apple Safari, talvez porque não tive uma experiência inicial boa com ele. E às vezes realmente a primeira impressão é a que fica. Mas ele teve uma melhora evidente, o visual é limpo e os efeitos são bastante interessantes.
Em penúltimo lugar na minha preferência está o Opera. Talvez um penúltimo lugar injusto, pois ele tem muitos recursos, é bastante personalizável, pode ser usado como cliente de email, servidor ftp... Mas essa quantidade de recursos em certos momentos atrapalha, principalmente quando se procura simplicidade em um navegador. Além disso, eu gosto muito de abrir várias abas clicando nos links da página (ao clicar num link, eu o abro numa nova aba, vejo o conteúdo e depois fecho, impedindo que eu tenha que ficar recarregando a página anterior) e o Opera tem um comportamento diferente nesse quesito. Nos demais navegadores, quando se clica no link com a tecla
Mais freqüênte que o Opera, eu uso o Microsoft Internet Explorer 8. Mas não é porque o acho maravilhoso e sim porque é o que apresenta melhor compatibilidade com sites. Como os sites que preciso acessar no trabalho, que só funcionam de forma adequada no IE. Sites e serviços da Microsoft, como o Windows Live e o Hotmail, possui uma interface melhor nesse navegador. Se não fosse por esses detalhes, praticamente não o usaria mais.
E, com um empate técnico, os navegadores que mais uso são o Google Chrome e o Mozilla Firefox. Sempre e revezo entre um e o outro.
O Chrome é um navegador fantástico. É o único que vejo ser usado por pessoas comuns, acostumadas com o IE, sem reclamar. Talvez por causa de sua simplicidade, por sua interface limpa ou por sua velocidade. Talvez por causa de todos eles. O fato é de que quando instalo o Chrome nos micros de usuários leigos, ele não percebem a diferença de imediato, mas logo percebem que o navegador está funcionando de forma "mais redonda". E isso é um grande mérito do Google.
O Firefox é um divisor de águas. Graças basicamente à ele temos todos esses navegadores disputando com o IE. Graças à ele o próprio IE evoluiu. E, pela primeira vez após a morte do antigo Netscape, as pessoas passaram a adotar um navegador diferente do IE. Hoje é comum algumas pessoas usarem ele sempre como padrão. Mas sinto que a Mozilla perdeu um pouco "a mão" com seu navegador nesses últimos anos. A interface antiquada, com jeito de Windows 98, fica ainda mais destoada quando rodando no Vista ou no Windows 7. A demora para inicialização, os travamentos que levam todas as abas consigo, entre outros defeitos, estão fazendo alguns migrarem para outros navegadores. As pessoas mudaram d o IE para o Firefox porque ele havia parado de evoluir. E parece que a Mozilla não se atentou a isso, já que está cometendo o mesmo erro. Ou estava, já que o Firefox 4 promete corrigir todos os erros dos quais os usuários do Firefox 3 reclamam. Já uso o Firefox 4 aqui em versão pré-beta e realmente ele está mais bonito e moderno, com detalhes retirados do Chrome e do Opera.
Mas mesmo que o Firefox 4 revolucione, o provável é que eu continue usando mais de um navegador. E isso é bom, pois sempre poderemos ter acesso às novidades dos concorrentes.