sábado, 20 de março de 2010

Navegadores - qual o melhor?

Sinto que estamos cada vez mais dependentes dos navegadores. Pode parecer óbvio a primeira vista, já que sem eles não conseguimos acessar a internet, uma das maiores revoluções desses últimos 10 anos. Mas o navegador também está sendo utilizado para coisas que há pouco tempo não imaginaríamos - utilização como editor de textos, planilhas, acesso remoto, visualizador de fotos... Com tantas utilidades, dá até pra confundir o navegador com o próprio sistema operacional. Por tudo isso, um bom navegador, rápido, estável e prático é essencial para desfrutarmos melhor todos esses recursos.

Mas aí fica a questão: qual o melhor navegador? A resposta pode confundir mais do que a pergunta, mas o melhor navegador é aquele que agrada ao gosto pessoal de cada um. Talvez o melhor não seja possuir um navegador, mas talvez dois, três, ou até todos!

Experimentando todos eles, o fato é que parece que sempre falta alguns recursos interessantes em cada um deles (comentei algo parecido anteriormente em relação aos programas de email). Abaixo seguem minhas impressões sobre cada um deles:

INTERNET EXPLORER:

É o mais popular entre os navegadores, mas isso não significa necessariamente que seja o melhor. Tanto que é o que mais perde mercado. Mas como praticamente detinha o monopólio de navegadores e esse segmento ficou bastante competitivo, essa queda é até compreensível. Esse navegador sofre também de um certo canibalismo dentro de casa, já que a versão 8, a atual, disputa mercado com a versão 7 e até mesmo a 6.

Apesar da versão 8 desse navegador ter melhorado bastante, ele ainda dá aquela impressão de ser pesadão. No entanto, sua inicialização é praticamente instantânea.

Qualidades: Possui a melhor compatibilidade entre os sites; inicialização rápida; já vem pré-instalado no windows; cada janela possui um processo separado, evitando que, se uma delas travar, as demais travem também.
Desvantagens: Bastante pesado; trava com certa facilidade em sites complexos; praticamente não possui extensões nem temas, tornando-o pouco personalizável.

FIREFOX

É um dos meus navegadores prediletos. Responsável por reacender a briga entre os navegadores, foi roubando mercado por causa de suas qualidades e hoje é o segundo navegador mais usado. Também estreou o uso de temas e complementos, que o torna bastante dinâmico.

Na verdade, o Firefox na instalação padrão, é um navegador comum demais, sendo necessário a instalação de temas e complementos para que ele mostre realmente a sua força. Mas tenho percebido que esse navegador, de um modo geral, parou de evoluir. Cada versão disponibiliza poucas novidades, mas a aparência continua a mesma (feia e com jeitão antigo, tipo windows 98) e ele parece estar ficando pesado demais.

Qualidades: Ótima compatibilidade com sites, talvez a melhor depois do Internet Explorer; possui capacidade de usar temas e complementos, que personaliza muito o navegador e o torna bastante dinâmico.

Desvantagens: a inicialização demora mais do que deveria; se torna bastante pesado quando existem muitas abas de navegação abertas; os complementos, apesar de serem na maioria muito úteis, às vezes provocam lentidão e travamentos; versões mais recentes apresentando uma queda de qualidade em relação às antigas; visual quadradão, lembrando as janelas do windows 98.

Em breve comentarei também sobre o Chrome, o Opera e o Safari.

0 comentários:

Postar um comentário