sábado, 1 de maio de 2010

Minha vida num Palm - Zire 72

No post anterior, falei sobre o primeiro contato que tive com a Palm em minha vida, através do modelo mais simples, o Zire 21. Agora irei contar sobre o meu segundo (e também terceiro) aparelho, o Zire 72.



O Zire 72 é muito superior ao Zire 21. Ele possui tudo o que o Zire 21 tem e ainda mais memória, tela colorida, o dobro da resolução, slot para cartão de memória, câmera fotográfica... Tudo isso com um processador muito mais rápido. O Zire 22 só era melhor na autonomia da bateria, por questões óbvias.

E qual não foi a surpresa ao sincronizar o Zire 72 com meu computador pela primeira vez? A sincronização realiza uma cópia de todos os seus dados. Mesmo que você os perca no Palm, é possível restaurá-los através da sincronização. Mas eu não esperava que ao sincronizar o Zire 72, ele puxaria todos os dados que foram sincronizados pelo Zire 22. Estava tudo no palm, como se eu nem tivesse trocado de aparelho! E tudo isso em poucos minutos! Imagine trocar de micro e em poucos minutos ter tudo instalado e funcionando direitinho? Nos computadores de mesa, isso parece utopia...

Com ele permaneci por mais de um ano. Até que infelizmente fui assaltado e o levaram também. Como tive um prejuízo enorme (levaram celulares, filmadora, dinheiro...) tentei continuar trabalhando sem ele. Só que não conseguia mais. Eu não conseguia me organizar mais usando papéis... Decidi então comprar outro handheld. Mas qual escolher? Na época que isso aconteceu, a Palm já apresentava sinais de estagnação, pois não havia apresentado substituto para o Zire 72 (e nunca apresentaria) e as demais opções deles não eram interessantes para mim. Além disso, a concorrência com os aparelhos que utilizavam o sistema operacional Windows Mobile era forte e já apareciam boas opções desse modelo.

Pensei, pensei... E depois de muito avaliar, acabei adquirindo... outro Zire 72! Igualzinho ao anterior! Quase adquiri um modelo com Windows Mobile, mas o sistema dele me pareceu um pouco pesado e lento (e isso eu confirmei no futuro). Além disso, com outro Palm, bastaria realizar uma sincronização para ter todos os meus dados de volta.

Esse Zire 72 eu tenho comigo até hoje. Porém, já fazem uns dois anos que ele não está diariamente em minha vida. Eu mudei de atividade no trabalho e passei a trabalhar internamente, utilizando um computador. Dessa forma, ele foi perdendo a utilidade até encostá-lo de vez. Apenas de vez-em-quando eu o uso para jogar. Mas seu descanço é mais do que merecido, visto que ele me retribuiu cada centavo que eu paguei nele. Nas duas vezes que comprei.

0 comentários:

Postar um comentário