Muita gente anda dizendo que o email vai acabar, que programas como os de mensagens instantâneas irão substituí-los... Mas o que tenho notado é que, se isso irá acontecer, irá demorar muito tempo. Hoje, vejo cada vez mais pessoas dependentes do email, seja no trabalho, na vida pessoal... E com a possibilidade de estar online em qualquer lugar, a tendência é ficar mais dependente ainda.
Apesar de haverem muitas opções de email online, com capacidades astronômicas e que te possibilitam acessá-los de qualquer dispositivo conectado na internet, nem sempre dispomos de uma conexão para tal feito. Mas para esse problema, dispomos dos programas de email, que permitem armazenar tudo o que você envia e recebe no seu computador.
Temos algumas opções de clientes de email, não tanto quanto eu gostaria, mas o suficiente para fazer a escolha que mais agradar. Os mais famosos são o (argh) Outlook Express, o Outlook (2003 e 2007), o Windows Live Mail, o Incredimail e o Thunderbird.
Escolher qual deles melhor se encaixa no seu dia-a-dia é gosto pessoal. Posso dizer que já testei todos eles e, infelizmente, sempre falta em um algum recurso que só há em outro. Mas, de qualquer forma, todos eles permitem consultar seus email enviados e recebidos mesmo estando desconectado. Basta acessá-lo do micro em que o programa está instalado.
Mas e quando você estiver em outro micro como, por exemplo, no notebook? Ou utilizando o micro do trabalho, da casa da namorada, de um amigo? É aqui que entra o Thunderbird Portable, que nada mais é que uma versao portátil do famoso programa da Fundação Mozilla, criadora do navegador Firefox.
Esse programa permite você instalá-lo em um pendrive e abrí-lo em qualquer micro que tenha o windows instalado (existem também uma versão para linux). Você consulta, envia e recebe os emails e depois basta fechá-lo que tudo ficará ali, guardadinho no pendrive, pronto para ser aberto no próximo micro que você usar.
Como nem tudo é perfeito, existe a desvantagem do programa ficar um pouco mais lento, pois as velocidades de leitura e gravação do pendrive são menores do que os HDs. Mas não é nada que realmente incomode, só fica um pouco mais lento. E ainda é possível manter o programa numa pasta em seu HD e só colocar no pendrive quando necessário.
E, assim como o Firefox, o programa aceita temas e extensões. Uma das melhores extensões é o lightning, que adiciona as funções de calendário, agenda e tarefas para o Thundirbird.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário